O 4.º e último Conselho de Cidadãos, no âmbito da 2.ª edição do Orçamento Participativo de Matosinhos (OPM), realizou-se ontem à noite no Centro dos Amigos da Terceira Idade, em Leça da Palmeira.
Mais de 100 pessoas da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira apresentaram e debateram propostas com o objetivo de melhorar as suas comunidades. Este evento contou com a presença de membros da Câmara Municipal de Matosinhos, incluindo a presidente Luísa Salgueiro, o vice-presidente Carlos Mouta, a vereadora do Ambiente Manuela Álvares, e o vereador da Participação Cívica Nuno Matos, mas também do presidente da Junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Paulo Carvalho.
Foram apresentadas 19 propostas, das quais duas foram agregadas devido à sua proximidade temática e áreas de intervenção. De acordo com o regulamento do Orçamento Participativo Municipal, foram selecionadas as cinco propostas mais votadas e consideradas prioritárias pelo Conselho de Cidadãos:
1. Estúdio Cultural – Criação de um espaço dedicado às artes, aberto a toda a população, onde se poderá usufruir e expressar a atividade artística. O projeto prevê equipar uma sala na sede do Rancho Típico da Amorosa com materiais sustentáveis, como a cortiça.
2. Salvar Uma Instituição, Lutar por Uma Geração – Revitalização da massa associativa do Orfeão de Matosinhos, com a renovação de infraestruturas (como o palco) e aquisição de instrumentos musicais, adaptando este equipamento cultural às necessidades dos jovens e de outras entidades locais.
3. Instalação de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) na Marginal de Matosinhos e Leça da Palmeira – Aquisição de equipamentos que permitam responder rapidamente a situações de paragem cardíaca, aumentando as hipóteses de sobrevivência e recuperação. O projeto inclui ainda a formação da população em Suporte Básico de Vida + DAE.
4. Zona Desportiva para Desportos de Praia em Leça da Palmeira – Criação de um espaço desportivo que agregue o desporto informal e as práticas desportivas de praia, para todas as idades. O projeto prevê a instalação de equipamentos para andebol, futebol, voleibol e ténis, bem como estruturas de apoio, utilizando materiais ecológicos.
5. Paragens de Autocarro Verdes e Inteligentes – Melhoria das paragens de autocarro de Leça da Palmeira, com a criação de abrigos sustentáveis e tecnológicos, equipados com painéis solares, displays de horários, portas USB para carregamento de telemóveis, bancos confortáveis e telhados verdes que promovam a biodiversidade.
Com este encontro, chega ao fim a Fase 1 do OPM. No total, foram selecionadas 21 propostas nos quatro Conselhos de Cidadãos realizados. As propostas serão agora avaliadas. As que forem validadas passarão à votação (Fase 3), que poderá ser feita nos seguintes canais:
• Internet: https://op.cm-matosinhos.pt
• Presencialmente: Nas Casas da Juventude de Matosinhos ou nas Juntas de Freguesia
• Por SMS
O Orçamento Participativo Municipal dispõe de uma dotação financeira de 200 mil euros, a atribuir até 50 mil euros ao projeto vencedor em cada união de freguesias. A Câmara Municipal apela a todos os munícipes que se registem na plataforma https://op.cm-matosinhos.pt/, para que possam participar ativamente na votação dos projetos e contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade.

