O 3.º Conselho de Cidadãos, no âmbito da 2.ª edição do Orçamento Participativo de Matosinhos (OPM), realizou-se ontem à noite na Escola Básica n.º 2 de Perafita.
Cidadãos da união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo tiveram a oportunidade de apresentar e debater propostas para melhorar as suas comunidades. Este evento contou com a presença de membros da Câmara Municipal de Matosinhos, incluindo a presidente Luísa Salgueiro, o vice-presidente Carlos Mouta, a vereadora do Ambiente Manuela Álvares, e o vereador da Participação Cívica Nuno Matos, mas também da presidente da Junta de Freguesia da união de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.
Com um orçamento de 200 mil euros, o OPM oferece a possibilidade de até 50 mil euros serem atribuídos ao projeto vencedor em cada união de freguesias, incentivando os cidadãos a participar ativamente na identificação e desenvolvimento de iniciativas que beneficiem a comunidade.
Na sessão de ontem, foram apresentadas 8 propostas, das quais 2 foram agregadas por terem objetivos semelhantes. Das 7 propostas submetidas a votação, 6 foram selecionadas para a fase de análise técnica, de acordo com as normas do processo. As propostas selecionadas abrangem diversas áreas, como desporto, cultura, inclusão social e requalificação de espaços públicos, refletindo as necessidades e aspirações da comunidade.
As propostas selecionadas para a análise técnica incluem:
1. Matosinhos a Lançar – Projeto que visa dinamizar a prática desportiva dos lançamentos no Atletismo, junto à Praia da Memória, através da instalação de equipamentos como círculos para lançamentos, estruturas de proteção e vedações.
2. Requalificação/Melhoria no Auditório de Perafita – Proposta que prevê a requalificação das casas de banho, bar, entrada e palco do auditório, de forma a responder às necessidades da comunidade local.
3. Perafita ConVida – Conexão Intergeracional – Projeto que promove a criação de um espaço de lazer e recreativo, integrando crianças, adultos e idosos num ambiente harmonioso e seguro. Inclui a construção de infraestruturas como um coreto/anfiteatro e outros equipamentos que incentivem a dinamização de atividades comunitárias.
4. Juntos Salvamos Vidas – Iniciativa que pretende melhorar as respostas de emergência na União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo e no resto do concelho, dotando a Corporação de Bombeiros Voluntários de Matosinhos- Leça de uma ambulância de socorro adaptada ao transporte de acidentados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar.
5. Revitalizar S. Brás – Proposta que visa requalificar as estruturas existentes, como o salão comunitário e salas de apoio, além da instalação de mobiliário urbano e a criação de percursos pedestres, com o objetivo de valorizar a zona envolvente do corredor verde do Leça.
6. Sala Snoezelen/Escola de Oficinas e Saberes Tradicionais – Projeto que prevê a criação de um espaço de estimulação multissensorial para crianças, jovens, adultos e idosos, promovendo o relaxamento, a inclusão e o bem-estar mental. A Escola de Saberes Tradicionais visa preservar e transmitir ofícios e tradições locais, fomentando o convívio e a aprendizagem intergeracional.
O próximo e último Conselho de Cidadãos realiza-se dia 13 de março, às 21h00, na Junta de Freguesia de Leça da Palmeira. A entrada é livre.
O OPM continua a promover a transparência e o envolvimento da população, através da plataforma online https://op.cm-matosinhos.pt/, onde os cidadãos podem registar-se, votar e acompanhar o desenvolvimento das propostas.

