A Câmara Municipal iniciou ontem a 2.ª edição do Orçamento Participativo de Matosinhos (OPM) com a realização do primeiro Conselho de Cidadãos, na junta de freguesia da Senhora da Hora. Esta reunião de trabalho marcou o início de um processo participativo que visa investir 200 mil euros em projetos que beneficiem o concelho e as suas freguesias. Presentes estiveram o vice-presidente da autarquia de Matosinhos, Carlos Mouta, o vereador da Participação Cívica, Nuno Matos, e o presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.
Durante o primeiro Conselho de Cidadãos, foram apresentadas nove propostas, que resultaram em oito projetos para votação, após a fusão de duas propostas por vontade dos proponentes. As ideias apresentadas focaram-se na resolução de desafios locais e na melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Entre os projetos, destacam-se a requalificação de espaços urbanos públicos, a criação de hortas comunitárias, a remodelação de espaços culturais e socioeducativos, além de uma proposta para a realização de um documentário sobre as vidas e vivências locais.
Após a votação, cinco propostas seguiram para a fase de análise técnica, com destaque para:
1. Palco do Saber – Criação da sala “Ponto Zero” no Centro Cultural da Senhora da Hora, para que os jovens possam estudar e conviver, e a requalificação do palco existente no Parque das Sete Bicas.
2. Reviver o Parque Urbano de São Mamede de Infesta – Adaptação do parque para funcionar como centro de formação ambiental, incluindo a criação de estruturas para atividades radicais e reabilitação dos recursos existentes.
3. Expansão do Telhado/Coberto da Escola Secundária da Senhora da Hora – Intervenção para resolver um problema estrutural e arquitetónico, garantindo melhores condições de proteção contra intempéries e promovendo um ambiente mais funcional e seguro.
4- Requalificação do Parque Urbano do Carriçal – Tornar o parque mais acessível e menos sombrio, com corte estratégico da vegetação, reforço da iluminação com tecnologia LED, inclusão de pavimento drenante e renovação da área infantil.
5- Matosinhos Inclusivo – Projeto que visa criar oportunidades no domínio do desporto inclusivo, com atividades educativas para crianças e adultos neurodivergentes.
Com um orçamento de 200 mil euros, o OPM oferece a possibilidade de até 50 mil euros serem atribuídos ao projeto vencedor em cada união de freguesias, incentivando os cidadãos a participar ativamente na identificação e desenvolvimento de iniciativas que beneficiem a comunidade. Através da plataforma online https://op.cm-matosinhos.pt/, os cidadãos podem registar-se e votar, promovendo a transparência e o envolvimento contínuo da população.
As próximas sessões do Conselho de Cidadãos estão agendadas para as seguintes datas e locais:
• 11 de março, às 21h00: Centro Cultural de Leça do Balio
• 12 de março, às 21h00: Escola Básica N.º 2 de Perafita
• 13 de março, às 21h00: Junta de Freguesia de Leça da Palmeira
A entrada é livre.

