Passar para o Conteúdo Principal Top

1º Conselho de Cidadãos/ãs - União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Sr.ª da Hora

A Câmara Municipal de Matosinhos realizou no dia 16 de julho, na Casa da Juventude de S. Mamede de Infesta, o primeiro Conselho de Cidadãos. A sessão marcou o início do Orçamento Participativo de Matosinhos (OPM), uma iniciativa de democracia participativa que visa envolver toda a comunidade na definição das prioridades dos investimentos públicos, convidando todos os cidadãos com mais de 15 anos que residam no concelho a apresentarem as suas propostas, projetos e ideias para a sua freguesia, contribuindo, desta forma, para a definição de prioridades para o investimento público.


No primeiro Conselho de Cidadãos, foram apresentadas nove propostas focadas na resolução de problemas locais, tais como a requalificação do espaço urbano, hortas, equipamentos desportivos e espaços para séniores. Seis propostas seguiram para a fase de análise técnica, após um processo de votação.

Recorde-se que o OPM tem uma dotação financeira de 200 mil euros e irá atribuir até 50 mil euros ao projeto vencedor em cada uma das uniões de freguesia, incentivando os cidadãos a identificarem, debaterem e proporem iniciativas que beneficiem o concelho e as suas freguesias. Através da plataforma https://op.cm-matosinhos.pt/, os cidadãos podem registar-se, votar e acompanhar o progresso das suas propostas, promovendo assim a transparência e o envolvimento contínuo da comunidade.

Os próximos Conselhos de Cidadãos estão agendados para:

• 17 de julho, 21h00: Auditório da Junta de Freguesia de Guifões
• 18 de julho, 21h00: Auditório da Junta de Freguesia de Lavra
• 19 de julho, 21h00: Casa da Juventude de Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos apela a todos para que se mobilizem e participem na sessão da sua união de freguesia, contribuindo para um exercício de cidadania ativa e consciente. A participação de cada munícipe é fundamental para o sucesso desta iniciativa, que visa criar um histórico de envolvimento cívico e tornar o Orçamento Participativo um mecanismo natural de gestão comunitária.

17 Jul '24

Documentos