A Câmara Municipal de Matosinhos realizou no dia 19 de julho, na Casa da Juventude de Matosinhos, o último Conselho de Cidadãos/ãs, desta primeira edição do Orçamento Participativo de Matosinhos (OPM). A sessão marcou o término desta etapa do OPM, com a apresentação de 17 propostas, das quais 6 passaram à fase seguinte, a análise técnica.
Recorde-se que o OPM tem uma dotação financeira de 200 mil euros e irá atribuir até 50 mil euros ao projeto vencedor em cada uma das uniões de freguesia, incentivando os cidadãos/ãs a identificarem, debaterem e proporem iniciativas que beneficiem o concelho e as suas freguesias.
Após a análise técnica, a votação nos projetos será aberta a todos/as os/as munícipes de Matosinhos com idade igual ou superior a 15 anos, podendo ser efetuada por via eletrónica na plataforma https://op.cm-matosinhos.pt/, mediante registo prévio, por sms ou presencialmente nas Casas da Juventude de Matosinhos ou nos serviços das Uniões de Freguesias.
A participação de cada munícipe é fundamental para o sucesso desta iniciativa, que visa criar um histórico de envolvimento cívico e tornar o Orçamento Participativo um mecanismo natural de gestão comunitária.